Quem Somos


Histórico da Instituição

A Associação Umburanas do Vale do Moxotó – ASSUVAM é uma Organização Não Governamental (ONG), que tem como foco a prestação de serviços em ênfase na preservação ambiental e promoção de atividades socioeducativas. Partindo da premissa em defesa do bioma Caatinga, buscamos envolver crianças, adolescentes e jovens da cidade. Nossa organização não tem fins lucrativos; o trabalho desenvolvido é direcionado a jovens e adolescentes em estado de vulnerabilidade social, de extrema pobreza, portadores de necessidades especiais, além dos encaminhados pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes – CMDDCA, Conselho Tutelar e pelo Juizado da Infância e da Juventude.


NOSSA HISTÓRIA

Em 2002 é lançado o Projeto “Minha Cidade, Minha Imagem” com o objetivo de promover o desenvolvimento da região. Construímos, em parceria com a Prefeitura Municipal, a primeira praça pública em sistema de mutirão utilizando materiais recicláveis. Recebemos a visita da Rede Globo de Televisão, para realizar uma reportagem que foi ao ar no Jornal Hoje. Iniciamos em 2002 o projeto de arborização, para em 2 anos plantar 2.000 árvores. Lançamos uma cartilha ensinando como plantar e como cuidar de árvores.

Em 2003 recebemos o prêmio “Planeta Casa 2003” da revista Casa Cláudia; recebemos o prêmio “IFI for All Aword”, Munbai-Índia; promovemos o “I Curso de Sensibilização Ambiental” para Professores de Ibimirim; alcançamos o marco das primeiras 1.000 mudas. Foi produzido pelo projeto “Minha cidade, Minha Imagem” o primeiro Documentário com o Tema: Sementes do Futuro.

Em 2004 levamos ao ar nosso 1° programa de rádio “Minha Cidade, Minha Imagem” pela Rádio Comunitária de Ibimirim-FM e ao submetermos o Projeto ao Programa Amigo Real pelo CMDDCA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), recebemos financiamento para dar continuidade às ações.

Em 2005, com financiamento do Programa Amigo Real, realizamos o “I Curso de Formação de Agentes Ambientais”, ministrado por Professores da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda-PE (FACHO) onde contamos com 30 participantes; promovemos o Curso “Transforme o lixo em fertilizante” e iniciamos as oficinas de coleta de lixo orgânico e compostagem que contou com a participação de 30 jovens; inauguramos o CINE ASSUVAM em sala provisória cedida por um dos apoiadores, somando a ajuda da ONG Femmes D´Europe que doou os equipamentos cinematográficos e iniciamos as oficinas de cinema, com crianças, adolescentes e jovens das escolas da rede municipal e estadual do município de Ibimirim; realizamos o I Ato Cívico em defesa da natureza no combate às pragas com 120 participantes; produção do Segundo Documentário com o tema: Um Novo Olhar, dentro das atividades do Programa Amigo Real; realizamos o I Curso de poda de árvores com 17 participantes, realizamos workshop sobre minhocário e produção de mudas com 50 participantes, produção de folder informativo sobre Pragas que ameaçam o equilíbrio ambiental da Região do Vale do Moxotó. 

No ano de 2006, realizamos o I Curso de Comunicação e um workshop sobre Empreendedorismo, onde contamos com a participação de 40 educandos; realizamos o I Seminário Lixo, problemas e soluções, com a presença de 150 alunos; I Curso de coleta de sementes, e começa a produção de mudas de árvores nativas para geração de renda e sustentabilidade onde participaram 30 jovens; participamos do XI Congresso Nordestino de Ecologia onde divulgamos nossas ações e nossos produtos; realizamos o II Ato Cívico, para Sensibilização e Implementação da Coleta Seletiva, com o apoio da comunidade em geral, com 155 jovens; produção do Terceiro Documentário com o Tema: Lixo, Problemas e Soluções; produção e divulgação de folder informativo sobre: Lixo, o que tenho com isso?

Em 2007, ainda com o apoio do Programa Amigo Real, realizamos o I Curso de Marchetaria com 15 participantes e instalamos o nosso primeiro ateliê, iniciando a produção de objetos com refugos de madeira dos santeiros, marceneiros e serrarias da região; participamos pela 1° vez da FENNEART- Feira de Artesanato em Recife-PE; iniciamos o cultivo de flores tropicais; produção do Quarto Documentário com o Tema: Um novo olhar; lançamos a segunda cartilha: Despertando crianças e adolescentes para a questão ambiental – um guia para educadores, produzida pelo Projeto e financiada pelo Programa Amigo Real. Recebemos em 05 de junho de 2007 o prêmio Vasconcelos Sobrinho, categoria participação comunitária pelo CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

Em 2008, já com o apoio da CHESF promovemos o II Curso de Formação de Agentes Ambientais com 30 participantes; realizamos o II Curso de marchetaria com 15 participantes; realizamos o I Curso de Biojoias com 15 jovens incrementando os chifres de gado que colhemos no matadouro público nos produtos da marchetaria; iniciamos a I Etapa da Construção do CEASAPE com o apoio da CHESF; iniciamos a produção de sabão orgânico produzido com sobras de óleo, gorduras caseiras e sebo animal colhido no matadouro municipal; demos início a produção de hortaliças orgânicas. Recebemos a Equipe de reportagem da TV ASA BRANCA, afiliada da Rede Globo-PE, que cobriu todas as atividades realizadas pelo Projeto; trabalhamos com a MALETA FUTURA, um projeto da TV Futura, onde tratávamos de temas relacionados ao meio ambiente e atingimos a marca de 2.563 adolescentes e jovens das escolas parceiras. Também participamos pela 2ª vez da FENNEART em Recife-PE.

No ano de 2009 tivemos aprovado pelo Banco do Nordeste o Projeto Mostra de Cinema  Bela Caatinga, em parceria com  CERBCAA-PE (Comitê Estadual de Recursos da Biosfera da Caatinga de Pernambuco) e Cléa Lúcia Presbítero de Brito, que contemplou com sessões de cinema  várias cidades: Ibimirim, Serra talhada, Custódia, Sertânia, Flores, Arcoverde, Inajá, Afogados da Ingazeira, Buíque, Mirandiba, Pedra, Salgueiro, São Caetano, São José do Belmonte, São José do Egito, Tabira e Triunfo, atingindo um público de 9.470 (nove mil quatrocentos e setenta) pessoas em 85 sessões de cinema, com os filmes: Árvores Sagrada, Tem Boi no Trilho, Patativa, Espelho d’Água, Chicão Xucuru, Viva São João, A musa do Cangaço, Aruanda, Labirinto, Veredas, O Crime da Imagem, A Pedra da Riqueza, Quando o Sol Queima Por Dentro, Ôxente, pois não, Passadouro, O Homem Que Virou Suco, Narradores de Javé.  Realizamos o I Ciclo de Palestras com 60 pessoas; promovemos o segundo II Curso de Biojoias com 15 participantes; II Curso de Coleta de Sementes com 30 participantes e o II Curso de poda com 30 pessoas.

Em 2010, realizamos o II Ciclo de Palestras com o tema: “O meu potencial, o mercado de trabalho e o meu projeto de vida”; promovemos o III Curso de biojoias com 15 participantes; promovemos o I Curso de arranjos florais com flores tropicais produzidas no Projeto com 30 participantes; realizamos o I Curso de découpage com 25 participantes; o III Curso de agente Ambiental com 30 participantes; participamos com os nossos produtos da Exposição de Animais do município de Arcoverde-PE.

Em 2011 realizamos reunião com os pais e/ou responsáveis pelos adolescentes e jovens do projeto para apresentação das atividades do Projeto; realizamos o III Ciclo de Palestras com o tema: “Como agir como Empreendendor?”;  promovemos o I Curso de Comunicação e Meio Ambiente com a participação de 45 jovens; realizamos o III Curso de biojoias com 15 participantes; o III Curso de poda de árvores com 20 participantes, III Curso de coleta de sementes com 30 participantes; participação nas festas do Padroeiro da cidade com barraca para venda dos produtos do CEASAPE; promovemos o IV Ciclo de Palestras com o tema: “Estou Agindo como Empreendedor?”; Realização de campanha: “O Amigo Ecológico”, com o cadastro de famílias para recolher resíduos orgânicos domiciliares e venda de produtos do CEASAPE, cada casa participante ganhava o selo do Amigo Ecológico.

Em 2012, realizamos o V Ciclo de Palestras com o Tema: “Profissões relacionadas ao projeto: o que sei sobre elas?”; promovemos os Cursos de: biojoias (15 jovens participantes), IV Poda de árvores (30 jovens participantes), IV Coleta de sementes (25 jovens participantes); III Curso de marchetaria (15 jovens participantes); promovemos o VI Ciclo de Palestras com o Tema: “Desenvolvimento Sustentável”.

 A Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE promoveu no CEASAPE um curso de Hidroponia para cultivo de hortaliças onde foram envolvidos todos os 40 participantes do projeto até então.

Durante os anos que competem o período de 10 anos, entre 2013 e 2023, a Associação Umburanas do Vale do Moxotó, vem buscando por meio de parcerias e financiamento para manter e expandir o escopo de suas atividades como a implementação de aulas de canto, coral e aula de instrumentos, aumentando sua atuação e presença nas escolas municipais e estaduais da cidade, trazendo às instalações do CEASAPE, órgãos de entidades sociais e civis como sindicatos, igrejas, unidades de ensino superior para conhecer suas atividades e compartilhar seus conhecimentos. Com essas atividades, os educandos tiveram oportunidade de se apresentar em eventos culturais do município e de momentos de confraternização do grupo.

Em 2016 a instituição participou de um edital promovido pelo CMDDCA da cidade Ibimirim conquistando um financiamento para um projeto de reforço escolar para crianças de 05 a 12 anos, seguindo este para os anos de 2017, 2018 e 2019.

Em 2019 a instituição participou do edital do Programa Amigo de Valor do Banco Santander, escrevendo o projeto “Minha Cidade, Minha Imagem” para desenvolver atividades em três núcleos sendo eles, sementeira, resíduos orgânicos e marchetaria, o referido projeto foi refinanciado pois mais dois anos 2020 e 2021.

Em 2020 ganhamos o Edital FIA Itaú Social para fortalecer a qualidade no atendimento do Projeto “Minha Cidade, Minha Imagem” e este projeto foi refinanciado por mais um ano (2021). 

Em 2022 a instituição teve seu Projeto Artes do Sertão financiado pelo Programa Amigo de Valor do Banco Santander, projeto esse refinanciado em 2023 e já aprovado para execução em 2024.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS